Ectrópio Palpebral

Afecção caracterizada pela eversão da margem palpebral. Acarreta exposição da córnea e conjuntiva, provocando muitas vezes conjuntivite crônica, inflamação da borda palpebral, dor e lacrimejamento.

 

O Ectrópio Involucional é o mais frequente; está relacionado com a flacidez dos ligamentos cantais medial e lateral, flacidez da pele e da musculatura periocular. Inicialmente apresenta flacidez dos tecidos, evolui com alongamento palpebral e eversão da margem, que começa a everter pelo canto medial com o afastamento do ponto lacrimal, causando queixa de lacrimejamento. O tratamento é cirúrgico, são várias as técnicas descritas para correção desta patologia, buscando fazer a correção do alongamento palpebral , corrigindo a posição do ponto lacrimal e abrindo-o quando necessário.

 

Outras causas como ectrópio cicatricial, mecânico e paralítico podem ocorrer e necessitarem de outras técnicas adequadas para estas causas. A avalição do especialista em plástica ocular vai determinar a causa e tipo de cirurgia adequado para cada caso.