O que é a blefaroplastia?

O que é a blefaroplastia?

A blefaroplastia é uma cirurgia plástica que tem como objetivo diminuir a aparência cansada e envelhecida das pálpebras através da remoção do excesso de pele e bolsas de gordura. Além disso, com a blefaroplastia também é possível realizar uma reestruturação dos tecidos, corrigindo o posicionamento e queda das pálpebras e sobrancelhas, quando houver.


A cirurgia dura em média uma a duas horas, dependendo se é realizado abordagem das pálpebras superiores, inferiores ou correção dos supercílios.


O procedimento é realizado em centro cirúrgico, a nível ambulatorial, não precisa de internação. A presença do anestesista da equipe durante toda cirurgia possibilita conforto e toda a segurança ao paciente. Sendo empregado anestesia local associado à sedação.


Os resultados podem ser visíveis após 15 dias, porém o resultado final só é obtido depois de 3 a 6 meses.

Para quem é indicado?

Normalmente a blefaroplastia é procurada por pessoas acima de 40 anos, porém qualquer um que se incomode com o aspecto da região dos olhos pode realizar. Pensando nisso, o procedimento estético é indicado para:

  • Remover o excesso de pele ou de bolsas de gordura nas pálpebras superiores ou embaixo dos olhos;
  • Subir a posição das sobrancelhas;
  • Subir as pálpebras.

Como a blefaroplastia é feita?

É necessário que a blefaroplastia seja feita por um cirurgião com formação em cirurgia das pálpebras e que conheça bem a anatomia da região periocular e os cuidados com os olhos. O oftalmologista especializado em cirurgia plástica ocular tem uma extensa formação nesta área e conhecimento para avaliar o melhor tratamento para cada caso.


Em consulta prévia, o cirurgião alinha com o paciente quais serão as abordagens cirúrgicas, que podem ser na pálpebra superior, inferior ou em ambas. Após a anestesia e preparo do paciente, é realizada a cirurgia nas áreas determinadas, removendo o excesso de pele, gordura e músculo.


O corte da blefaroplastia fica escondida na prega da palpebral superior ou junto aos cílios das pálpebras inferiores, proporcionando uma cicatriz discreta, inaparente. Faz-se a sutura delicada da pele e finaliza-se o procedimento com curativo usando pomada e compressas geladas.

Geralmente, após o procedimento, a pessoa fica na sala de recuperação por algum tempo (1 a 3 horas); até que o efeito da anestesia passe, e por fim sendo liberada para casa com algumas recomendações do médico especialista.

Como é o pós operatório da blefaroplastia?

De maneira geral, a recuperação é rápida. Em torno de 6 dias faz-se a remoção dos pontos e o edema vai melhorando gradativamente
Algumas recomendações ajudam a amenizar este processo, tais como:

  • Aplicar compressas geladas com soro fisiológico, principalmente nos primeiros dias.
  • Manter a cabeça mais elevada que o corpo quando for se deitar.
  • Não fazer esforços físicos na primeira semana.
  • Não utilizar maquiagem na região dos olhos por um mês.
  • Não pegar sol. Proteger as pálpebras utilizando protetor solar, chapéu e óculos.
  • Seguir a prescrição e as orientações indicadas pelo seu médico e comparecer nas revisões solicitadas.

Se mantenha informado

Preencha o campo abaixo com o seu email e fique por dentro de dicas constantes sobre saúde e embelezamento do olhar.